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21/12/2017 José Maurício da Silva e Jacqueline de Oliveira Moreira A Imagem Corporal e o Envelhecimento na Perspectiva de Professores de uma Universidade Brasileira
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O presente texto apresenta os resultados parciais da pesquisa intitulada “Aposentadoria e velhice bem-sucedida: estudo
de caso com professores universitários da PUC Minas”, financiada pelo CNPq e pelo FIP da PUC Minas e aprovada pelo
comitê de ética desta instituição de ensino. O objeto de estudo deste artigo é a concepção de velhice destes professores,
seus elementos negativos e positivos. A coleta de dados foi divida em dois momentos. Primeiro, entrevistaram-se seis
professores com um roteiro semiestruturado que tentava desvelar os imaginários que circundam os temas velhice,
trabalho e aposentadoria. A análise deste material possibilitou a construção de um questionário respondido por 40
professores na segunda fase da coleta. Este questionário possui quatro seções: identificação, imaginários sobre velhice,
concepções de trabalho e visões da aposentadoria. Os dados coletados foram então divididos em subtemas e analisados
estatisticamente com a utilização do programa SPSS. A pesquisa trabalhou com uma amostra de 40 professores
universitários com idade entre 60 e 77 anos, dos quais 25 são homens (62,5%) e 15 são mulheres (35%). Desses 40
professores, 39 já desfrutam de uma aposentadoria. Concluiu-se que a imagem corporal e as mudanças corporais
representam fatores definidores da percepção do processo de envelhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Velhice, imagem corporal, professores universitarios.

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